segunda-feira, 5 de março de 2012

Alfabetização e Letramento

" Alfabetizar letrando ou letrar alfabetizando, pela integração e pela articulação das várias facetas do processo de aprendizagem inicial da língua escrita, é o caminho para a superação dos problemas enfrentados nesta etapa de escolarização"

Magda Soares

Alfabetização → è onde a criança vai conhecer as letras do alfabeto juntando-as entre si formando assim fonemas sendo apresentada ao código da língua escrita, que nada mais é do que aprender a ler e a escrever.

Letramento → è quando a criança exerce práticas sociais de leitura e escrita; é quando ela entende uma história mesmo sem saber ler ou escrever, é onde a criança conhece os diferentes gêneros textuais e descobre onde encontrá-los.

" Alfabetização e letramento são, no estado atual do conhecimento sobre a aprendizagem inicial da língua escrita, indissociável, simultâneos e interdependentes"
Magda Soares
Todos sabemos que alfabetizar uma criança é uma tarefa árdua, mas muito significativa pois estamos formando futuros profissionais e como educadores podemos fazer a diferença, lembrando sempre que o professor tem a capacidade de transformar a vida dessa criança então está na hora de começarmos a pensar em como se ensina e não como a criança aprende.
Ao falar de alfabetização e letramento à primeira dúvida que surge é : Qual a diferença entre um e outro? Isso é fácil responder, alfabetização é a notação gráfica e já o letramento são as praticas permeadas por leitura e escrita.
Antigamente o alfabetizando era aquele que não tinha conhecimento nem experiências anteriores sobre a língua, aprendia recebendo e memorizando informações prontas sobre letras e o alfabetizador era aquele que detinha todo os saberes, esse tipo de ensino era conhecido como tradicional.
Nos dias de hoje o alfabetizador é aquele que aprende a língua escrita elaborando hipótese conceituais e linguísticas já o alfabetizador é aquele facilitador, problematizador que organiza atividades que favorecem a reflexão sobre a escrita, esse tipo de ensino é conhecido como cognitivismo ou construtivismo.
Por isso que hoje em dia precisamos alfabetizar letrando envolvendo não só a codificação (grafar → letra) e a decodificação ( falar, ler → som) mais sim mostrar a criança que a leitura e a escrita é utilizada nas práticas sociais ex: poemas, cartas, textos de jornais, revistas, manuais, entre muitos outros.
O letramento ao contrário do que se pensa, acontece antes da alfabetização pois a escola deve se ocupar de letrar seus alunos, ou seja, criar situações que permitam conhecer todas as formas de textos e fazer com que ela descubra que aquilo que se lê está escrito em algum lugar.
A partir desse momento a criança vai se socializando com a escrita onde começa a primeira etapa da alfabetização: Reconhecer letras.
Podemos Concluir então que para ter uma criança bem alfabetizada precisamos explorar todo o universo das palavras, porque a partir daí tudo se completa, podendo-se transformar bons escritores e leitores competentes provando que não existe alfabetização plena sem o letramento.

Referencias Bibliográficas:

Será atualizada em breve! 

Um comentário:

  1. Ola adorei seu blog, mostra muita criatividade a cada novidade postada. Gostaria de presentiar seu blog com um selinho do blog OS ANIMAIS, que é meu blog sobre tudo relacionado aos animais.

    Bom para pegar o selinho é so entrar aqui http://osanimais.com/nosso-banner-com-nosso-link/leve-nosso-link-com-voce/

    So copiar o codigo da caixinha e pronto.

    Regrinhas:

    1- Na postagem deste selinho, colocar nosso link;
    2- Indicar 5 blogs para recebê-lo;
    3- Avisar os blogs indicados.

    Obrigado espero que goste do meu presentinho humilde, mais de coração.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e sua opnião. Muito Obrigado.